Batistas
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza sua função.”
Ef 4:15-16
“Pois nós somos cooperadores de Deus”
I Coríntios 3.9 (NVI)
Batistas são um povo diversificado.As raças, dos Batistas são “vermelho, amarelo, marrom, preto e branco.” Há muito tempo dominado por brancos, os batistas são agora praticamente um caleidoscópio de tons humanos.
Economicamente, Batistas variam de bilionários a pobres. Eles vivem em barracos e mansões. Alguns subsistem com benefícios sociais e outros prosperam como empresários.
Politicamente, estão por toda parte. Eles servem em várias posições governamentares e também sofreram perseguição.
Na área da educação, os batistas estão entre analfabetos e estudiosos brilhantes. Os batistas incluem aqueles que não tem formação fornal e também aqueles que subiram altos degraus acadêmcios.
Em âmbito religioso, as congregações batistas adoram de maneira formal e informal. Existem grupos descritos como conservadores e como liberais.
Culturalmente, os batistas variam muito. Eles variam na sua dieta, aparência e costumes. Nem vestimenta nem estilo de cabelo definem os batistas. Eles falam muitas línguas e dialetos.
Onde estão os batistas?
Batistas são encontrados em todo o mundo.
Batistas vivem, cultuam e ministram em mais de cem países. Aliança Batista Mundial mantém os dados mais completos, mas as estatísticas exatas sobre batistas são difíceis de determinar. Estima-se que cerca de 50 milhões de crentes batizados são membros de igrejas batistas em todo o mundo. E ainda milhões, que não são membros, mas participam e se beneficiam das igrejas batistas.
A maior concentração de batistas está na América do Norte. Nos Estados Unidos, os batistas formam a maior denominação não-católica. Organizada em centenas de associações de igrejas, convenções, sociedades e federações, os batistas são entre 35 e 40 milhões de cristãos batizados.
A segunda maior concentração de batistas é encontrada na África, onde aproximadamente 7 milhões de bastistas residem. A maior população batista está na Nigéria, com mais de 2 milhões, e a segunda maior está na República Democrática do Congo, com quase 2 milhões.
O terceiro maior grupo de batistas vive na Ásia, com mais de 4,5 milhões de membros. A Índia tem a maior população de batistas com cerca de 2 milhões de membros. Numerosos outros grupos estão na Coréia, Indonésia e Filipinas.
A quarta maior população de batistas está na América do Sul com mais de 1,5 milhão de membros. O maior número reside no Brasil, onde mais de um milhão de batistas se reúne em cerca de oito mil igrejas.
Os batistas também estão em lugares menores, mas de não menos importância: nas ilhas do Caribe, América Central, Oriente Médio e Europa, onde o maior número de batistas está Reino Unido e nos países da antiga União Soviética.
A denominação Batista continua a crescer em todo o mundo. A população que está crescendo mais rápido é a da África e a segunda é a da Ásia. O crescimento mais lento é na Europa e América do Norte, onde já teve sua maior expansão.
Quais são as contribuições dos batistas?
Os batistas não são perfeitos. No entanto, tem contribuído e continuam contribuindo de forma significativa. Praticamente todos os aspectos da vida humana se beneficiaram dessas contribuições.
Através de evangelismo e missões, Deus tem usado batistas para ajudar a transformar vida de milhões de pessoas para que cheguem a uma fé salvadora no Senhor Jesus Cristo.
Os batistas ministram a uma vasta gama dos sofrimentos humanos — físico, mental, emocional, social e espiritual. Hospitais e clínicas batistas, organizações que cuidam de crianças e idosos, grupos de apoio a desastres naturais, centros de aconselhamento e muitas outras entidades saram corpos e espíritos, restauram vidas quebradas e contribuem para o bem-estar de pessoas de todas as idades, raças e condições.
Batistas aplicam o evangelho de Cristo de várias maneiras para atacar os males da sociedade, como a pobreza, o racismo, a injustiça, o crime, a fome, a corrupção, o abuso de mulheres e crianças, o abuso de drogas e a perversão sexual.
Batistas oferecem inúmeras oportunidades educacionais para uma multidão de pessoas. Ao fornecer grandes quantidades de livros, jornais e recursos digitais, possibilitam a aprendizagem de muitos. Ao adotar escolas, universidades e seminários, os batistas promovem os estudos acadêmicos formais.
Talvez a contribuição batista mais marcante tenha sido a liberdade religiosa e seu corolário, a separação de Igreja e Estado. Historiadores, tanto seculares e religiosos, reconhecem os batistas como líderes na luta pela liberdade de religião, uma luta que continua.
Por que batistas funcionam da forma que funcionam?
Por que os batistas têm crescido de um punhado de pessoas, perseguida organizações religiosas e governamentais para se tornar uma das maiores denominações do mundo? Por que os batistas têm sacrificado conforto, posses e até mesmo a própria vida para ministrar aos outros e lutar pela a liberdade religiosa para todos?
Embora não haja nenhuma resposta simples para estas perguntas, o motivo das ações batistas está enraizado nas crenças batistas fundamentais. Batistas são um povo de grande diversidade. No entanto, eles carregam certas doutrinas e práticas básicas em comum.
Não existe uma única doutrina ou forma de governo da igreja para definir batistas, mas, juntos, constituem uma denominação única. Algumas dessas crenças, como a crença em Deus, são apoiadas por todos os cristãos. Outras, como a crença no governo congregacional são compartilhadas com algumas outras denominações. No entanto crenças, forma de governo e práticas realizadas pelos batistas são combinados de modo que eles são uma comunidade única de cristãos.
As doutrinas básicas incluem: o senhorio de Cristo, a Bíblia como única autoridade escrita de fé e prática, competência da alma, salvação unicamente por resposta voluntária de arrependimento e fé à graça de Deus manifestada no Seu Filho, o sacerdócio cristão, batismo somente por imersão e membresia regenerada e voluntária.
As políticas básicas batistas incluem: governo congregacional da igreja, autonomia das igrejas e outras entidades batistas, duas ordenanças para as igrejas (batismo e ceia do Senhor), duas lideranças oficiais (pastor e diáconos), apoio financeiro pela contribuição voluntária dos dízimos e ofertas (não por impostos) e estilos de culto livremente escolhidos sob o senhorio de Cristo.
Práticas e ênfases batistas incluem: evangelismo, missões, ministério, aplicação do evangelho a todas as dimensões da vida e educação cristã.
O compromisso Batista à liberdade religiosa sustenta todas essas doutrinas, políticas e práticas. Voluntariado, e não coerção, permeiam todas essas convicções. Então, batistas lutam por uma Igreja livre num Estado livre.
Conclusão
A história Batista é vívida e emocionante, cheio de vitórias e derrotas, sacrifício e sucesso, harmonia e desentendimentos. Batistas diferem em muitos aspectos, mas geralmente concordam com as crenças e práticas fundamentais. Enquanto batistas permanecerem fieis a essas crenças centrais, eles não só resistirão, mas também prosperarão.
Kenneth Scott Latourette
Ex-professor de Missões e Cristianismo Mundial, Universidade de Yale