Batistas: Quem? O quê? Por quê? Onde? Quando?
“Tenho uma bela herança!”
Salmos 16.6 b (NVI)
“Cada batista deve saber por que é batista, e saber a partir dos comandos específicos da Palavra de Deus. A falta de tal conhecimento fere nossas igrejas em todos os sentidos.”
George W. Truett
Pastor da Primeira Igreja Batista de Dallas, 1897-1944
Os batistas são milhões ao redor do mundo e frequentemente fazem notícia. Ainda assim, o mundo em geral sabe pouco sobre os batistas e o que sabe é mal compreendido. Até alguns batistas não conhecem as suas crenças, práticas, herança e história.
Por exemplo, você sabia que…
… um pastor batista estabeleceu a primeira forma de governo na América do Norte que garantiu liberdade religiosa total para todos.
… os primeiros missionários batistas norte-americanos não eram batistas quando partiram para o campo missionário, mas tornaram-se batistas no caminho.
… o primeiro pastor batista na Inglaterra foi preso pelo rei James I (famoso pela Bíblia King James – KJV) por insistir que todos tivessem liberdade de culto.
… o primeiro presidente eleito da República do Texas tornou-se um batista proeminente no Texas.
… alguns dos primeiros batistas praticaram o batismo por aspersão e não por imersão, mas logo estabeleceram que a Bíblia ensina que a imersão é a maneira correta de batizar.
… alguns dos primeiros batistas americanos foram publicamente açoitados por incluir canções no culto porque tais canções não eram consideradas espirituais ou bíblicas.
…o primeiro missionário batista dos Estados Unidos enviado a outro país foi um afro-americano que tinha sido escravo.
… um pastor batista do Texas pregou um sermão da escada do Capitólio em Washington D.C. sobre o tema liberdade religiosa.
… um pastor batista da Virgínia reuniu-se com James Madison para defender uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que garantisse a liberdade religiosa.
… o evangelista mais famoso do mundo é um batista que começou seu ministério em meados do século XX.
… que a primeira pessoa batizada no Golfo do México como um batista (quando o Texas ainda era uma nação independente) fundou uma grande empresa de laticínios.
… que um ex-presidente dos Estados Unidos da América e vencedor do Prêmio Nobel era um batista professor da Escola Bíblica Domincal.
… um generoso empresário batista foi o primeiro a desenvolver um processo eficaz para pasteurizar queijo.
… que o autor do famoso livro devocional “My Utmost for His Highest” foi um batista de uma devota família batista, sendo seu pai e irmão pastores batistas.
Esses dados “você sabia” são interessantes ( haverá mais informações nos artigos subsequentes dessa série), mas não indicam quais crenças e práticas caracterizam os batistas. Se alguém perguntar a você: o que distingue os batistas de outras denominações cristãs? – Qual seria a sua resposta? Ou se perguntassem: que diferença faz ser um cristão batista? – O que você diria? Nas semanas seguintes, esta série de artigos vai explorar essas questões.
Por que há tanta falta de conhecimento sobre os batistas?
Por que existem tantos batistas que não entendem o que significa ser um batista? Vários fatores têm contribuído para essa falta de conhecimento:
* BYPU, BTU, Training Union e Treinamento de Igreja realizado domingo a tarde nas igrejas (os nomes variam nos diferentes períodos da história batista, mas o objetivo de cada um era “fazer discípulos”) enfatizavam a doutrina, prática e história batista, mas não existem mais.
* Muitas pessoas de outras deniminações se juntaram às igrejas batistas nos últimos anos, e outros vieram com pouco ou nenhum conhecimento anterior de igreja. Em ambos os casos, seu conhecimento acerca das crenças e práticas batistas são limitados.
* Algumas igrejas batistas oferecem pouca ou nenhuma ajuda para que seus membros entendam o que significa ser um cristão batista e o que é uma igreja batista.
* Algumas pessoas acreditam que as denominações são ou uma coisa do passado, ou uma coisa de menor importância. (O fato é que a denominação Batista está crescendo, não diminuindo, e as diferenças denominacionais são importantes.)
O crescente interesse em crenças batistas
Tal declínio na compreensão de quem os batistas realmente são, tanto entre batistas e não batistas, tem suscitado um interesse novo nas crenças, práticas e herança das nossa famlía cristã de batistas.
Reconhecemos a importância do que George W. Truett, um famoso pastor da Primeira Igreja Batista de Dallas, falou um século atrás: “Todo batista precisa saber por que é batista, e saber pelos mandatos específicos da Palavra de Deus. A falta de conhecimento fere nossas igrejas em todos os sentidos”.
Batistas do passado agarraram-se firmemente às crenças e práticas que os distinguiam como denominação. Não porque queriam ser diferentes, mas porque eles estavam convictos que eram fieis à Palavra de Deus. Eles resistiram dura oposição dos governos e outros grupos cristãos. Sofreram ridículo, multas, flagelação pública, prisão e morte por se recusarem a abandonar suas convicções baseadas na Bíblia. Certamente devemos levar a sério e transmitir às futuras gerações a fé bíblica que os levou a pagar um alto preço para preservar.
Felizmente, uma ênfase renovada na doutrina, prática e herança batista está em andamento. Em 1994, a Convenção Batista Geral do Texas estabeleceu o Comitê de Distinções Batistas e o Centro de Herança Batista do Texas para oferecer informação e inspiração sobre crenças e administração batista. Escolas batistas oferecem cursos sobre a identidade batista. Um número crescente de igrejas oferecem conferências sobre crenças batistas. Livros e outros materiais sobre crenças e henrança batistas estão sendo produzidos. Mais e mais pastores pregam sermões sobre os direfenciais batistas.
Uma série de artigos de um ano de crenças importantes para batistas
Mr. Noble Hurley tinha uma paixão por ajudar a conta a história dos batistas, a fim de aumentar o interesse crescente e expulsar as trevas da falta de entendimento e ignorância sobre a denominação. Portanto, antes de falecer em 2004, ele desenvolveu os recursos para a judar nisso. Esta série de um ano de artigos sobre o jornal O Baptist Standard é o resultado de sua generosidade.
Esses artigos não são uma declaração oficial sobre as crenças batistas. Na verdade, não há uma declaração oficial. Nenhum batista fala por todos os batistas. Portanto, esses artigos representam o ponto de vista de um batista, o autor.
A série irá lidar com as convicções e práticas batistas, proporcionando base bíblica e contexto histórico. Os tópicos abordados incluem o senhorio de Cristo, a autoridade da Bíblia, a competência da alma, a natureza da salvação, o sacerdócio do crente, o batismo do crente, a membresia e o governo eclesiástico, a autonomia, a cooperação voluntária, liberdade religiosa e a separação da Igreja e Estado, e grandes formas em que batistas se relacionam com o mundo.
Algumas, se não a maioria destas questões são controversas. Isso não é surpreendente. Fortes diferenças entre os batistas não são novas. Foi dito que os batistas não são um povo silencioso. Em vez disso, batistas expressam suas convicções apaixonadamente. Nosso compromentimento com a liberdade de interpretação e de expressão leva a diferenças. Claro , artigos tão curtos não podem lidar com esses tópicos adequadamente. Para disponibilizar mais informações, um website terá artigos e recursos sobre cada tópico. Veja www.distintivosbautistas.org.
Esses artigos vêm com a oração de que o resultado final não seja apenas uma melhor compreensão de quem, o que, por quê, onde e quando dos batistas, mas também o avançe da causa de Cristo em todo o mundo.
Para mais informações consulte www.distintivosbautistas.org.
Querendo compartilhar informações sobre as distinções batistas, Noble Hurley, um pouco antes de sua morte em 2004, estabeleceu “A Fundação de Identidade Batista Jane e Noble Hurley” com o propósito de publicar essas séries e pediu a William M. Pinson Jr. e Doris A. Tinker para preparar os artigos. (Artigo 1)
__________
Respostas à seção “Sabia que…” deste artigo.
… um pastor batista estabeleceu a primeira forma de governo na América do Norte que garantiu liberdade religiosa total para todos
ROGER WILLIAMS
… os primeiros missionários batistas norte-americanos não eram batistas quando partiram para o campo missionário, mas tornaram-se batistas no caminho
ADONIRAM Y ANN HASSELTINE JUDSON
… o primeiro pastor batista na Inglaterra foi preso pelo rei James I (famoso pela Bíblia King James – KJV) por insistir que todos tivessem liberdade de culto
THOMAS HELWYS
… o primeiro presidente eleito da República do Texas tornou-se um batista proeminente no Texas
SAM HOUSTON
… alguns dos primeiros batistas praticaram o batismo por aspersão e não por imersão, mas logo estabeleceram que a Bíblia ensina que a imersão é a maneira correta de batizar
OS PRIMEIROS BATISTAS (BATISTAS GERAIS)
… alguns dos primeiros batistas americanos foram publicamente açoitados por incluir canções no culto porque tais canções não eram consideradas espirituais ou bíblicas
AMÉRICA DO NORTE BATISTAS EM TEMPOS COLONIAIS
…o primeiro missionário batista dos Estados Unidos enviado a outro país foi um afro-americano que tinha sido escravo
GEORGE LIELE
… um pastor batista do Texas pregou um sermão da escada do Capitólio em Washington D.C. sobre o tema liberdade religiosa
GEORGE W. TRUETT
… um pastor batista da Virgínia reuniu-se com James Madison para defender uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que garantisse a liberdade religiosa
JOHN LELAND
… o evangelista mais famoso do mundo é um batista que começou seu ministério em meados do século XX
BILLY GRAHAM
… que a primeira pessoa batizada no Golfo do México como um batista (quando o Texas ainda era uma nação independente) fundou uma grande empresa de laticínios
GAIL BORDEN JR.
… que um ex-presidente dos Estados Unidos da América e vencedor do Prêmio Nobel era um batista professor da Escola Bíblica Domincal
JIMMY CARTER
… um generoso empresário Batista foi o primeiro a desenvolver um processo eficaz para pasteurizar queijo
JAMES L. KRAFT
… que o autor do famoso livro devocional “My Utmost for His Highest” foi um batista de uma devota família batista, sendo seu pai e irmão pastores batistas
OSWALD CHAMBERS